Projeto CineDigital

O CineDigital é um projeto pedagógico de extensão universitária que busca utilizar a análise de filmes para discutir conteúdos temáticos relacionados a Tecnologias da Informação. Através da análise da forma e do sentido do filme, procura-se fomentar a discussão sobre o passado, presente e futuro das tecnologias, propiciando assim uma consciência crítica das novas tendências no contexto global.  Além de desenvolver dinâmicas de análises críticas do filme, o projeto  CineDigital  busca incentivar a análise crítica entre diversas áreas do conhecimento que estão diretamente relacionada as novas tecnologias. 

Equipe de trabalho

Dsc. Cicília Raquel Maia Leite (Coordenadora)
 
Dsc. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
 
Msc. Jéssica Neiva Figueiredo Leite
 
Msc. Maximiliano Araujo da Silva Lopes
 

Justificativa

O desenvolvimento do presente projeto surgiu frente a um cenário de reflexões acerca da importância das novas tecnologias, associando-as ao contexto educacional, priorizando principalmente a questão da interdisciplinaridade das disciplinas do curso de Ciência da Computação, reforçando a teoria e prática. 
 

Objetivos

O objetivo principal deste projeto é fazer com que os alunos possam reforçar  a  consciência crítica e desenvolvam a Inteligência Coletiva relacionado a tecnologia, através de uma atividade recreativa, estimulante e lúdica, e também uma poderosa ferramenta de aprendizado. Através do CineDigital espera-se que os alunos vivam a educação e a reflexão em seu sentido mais amplo. 
 

Metodologia

Para o desenvolvimento do projeto será necessário constituir dinâmicas de análises criticas de filmes, a partir da qual se discute temas relacionados à Tecnologia, buscando apreender as últimas tendências e propiciar uma consciência crítica das inovações e ficções dos filmes escolhidos.  Através de sugestões temáticas dadas pelos próprios alunos, separou-se 4 filmes de forma que as quatro primeiras sessões estão oficialmente prontas. Entretanto, o Projeto CineDigital não representa somente em exibir o filme e discuti-lo, a idéia é ir além da prática convencional, adotando procedimentos de análise critica que implica na busca reflexiva do público na forma e no sentido do filme, sempre coordenado por um mediador (um professor que possui capacidade técnica e científica para promover a discussão e reflexão).  Como finalização de cada de sessão, será desenvolvido um Memorial com a discussão do filme que será disponibilizado no Blog CineDigital, a fim de disponibilizar para futuras consultas. 
 

Metas

As metas estabelecidas nesta pesquisa são: 
  1. Conseguir manter 75% (setenta e cinco por cento) dos interessados até o fim do projeto, com possibilidade de continuidade; 
  2. Diagnóstico do nosso público-alvo; 
  3. Realização de 1 sessão por mês, totalizando 12 sessões na concretização do projeto. Para alcançarmos as metas supracitadas, os seguintes indicadores são definidos:
    1. Participação e motivação do público atingido; 
    2. Criação do Blog CineDigital.

Depto. de Informática - DI/FANAT (84) 3315-2225, Campus Universitário Central, Setor II. Rua Prof. Antônio Campos, S/N, BR 110, Km 48, Bairro Costa e Silva, Mossoró-RN, 59610-090.